Técnica utiliza gás ozônio para aumentar qualidade e segurança do milho

Método não afeta qualidade química, tecnológica e sensorial dos alimentos

30/05/2019 às 07:00 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Alcides Okubo

 

Pesquisadores da unidade Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Rio de Janeiro autenticaram uma tecnologia pós-colheita que visa redução de fungos e micotoxinas em grãos de milho com a aplicação do gás ozônio. O método  não afeta a qualidade química, tecnológica e sensorial dos alimentos, com a vantagem de ser de implantação imediata pelo setor produtivo em linha industrial.

A tecnologia limpa e sustentável não é prejudicial ao meio ambiente, e pode ser utilizada em silos de armazenamento de cereais e de outros tipos de alimentos até em orgânicos. A conseqência é a redução da carga microbiana e a elevação da vida útil dos alimentos. Oriunda de mais de 20 anos de pesquisa, a tecnologia é simples e fácil de ser aplicada, podendo ser utilizada na descontaminação de vários tipos de grãos e castanhas.

O ozônio é reconhecido como substância segura para aplicação como sanitizante em alimentos pela Food and Drug Administration (FDA), órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos. Nos últimos anos, houve um aumento de interesse na aplicação desse elemento no processamento de alimentos em decorrência da eficácia em baixas concentrações, pouco tempo de contato e sua decomposição em subprodutos não tóxicos.

 

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


Últimas Notícias