Embrapa desenvolve aplicativo que calcula necessidades nutricionais da lavoura de soja

Aplicativo será apresentado nesta quarta-feira na feira agropecuária AgroBalsas

22/05/2019 às 19:25 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

O aplicativo Nutri Meio-Norte desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será apresentado nesta quarta-feira (23) na feira agropecuária Agrobalsas, em Balsas no sul do Maranhão. Nele o agricultor dispõe de um balanço nutricional de sua plantação de soja, com as quantidades de nutrientes e corretivos de que a lavoura necessita.  O software dispõe de rapidez, economia e precisão na gestão de lavouras de soja.

Para utilizar o mesmo é simples, o produtor precisa realizar uma análise foliar da lavoura. Para isso deve seguir o seguinte passo a passo da Embrapa: Inserir na página “análise foliar” dados obtidos na análise laboratorial das amostras de sua lavoura, como as quantidades dos macro e micronutrientes encontrados. Depois, ele deve escolher o método de análise (DRIS ou CND, veja quadro abaixo) e clicar no botão “enviar”. Em seguida, aparecerão os índices nutricionais em formato de gráficos de barra e radar. Ele deve clicar, então, em “gerar relatório” para abrir um formulário a ser preenchido sobre dados da propriedade, em talhão ou lavoura, como área plantada, data da coleta da folha diagnóstica e algum manejo realizado na área. Finalmente, ao clicar em “baixar”, os resultados gerados são armazenados no dispositivo em forma de relatório que poderá ser compartilhado por e-mail ou programas de mensagens, como o WhatsApp.

O Nutri Meio-Norte está disponível por enquanto somente para sistema operacional Android, indicado para o Maranhão e Piauí, por conter informações de amostras coletavas nesses dois estados. Futuramente poderá ser utilizado na Bahia e Tocantins quando o banco de dados conter informações acerca desses estados.

Serviço

Para utilizacação do aplicativo Nutri Meio-Norte clique aqui

 

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


Últimas Notícias