Ministra do Mapa reitera que surto de peste suína na China representa oportunidade para o Brasil

Tereza Cristina fez balanço de sua viagem à Asia em audiência na Câmara dos Deputados

22/05/2019 às 18:10 atualizado por Adriano Falleiros - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação Agência Brasil  Ministra Tereza Cristina participou de audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, participou nesta quarta-feira (22) de audiência pública na Câmara dos Deputados, onde apresentou um balanço de sua viagem à Ásia, onde visitou Japão, Vietnã, Indonésia e China.

Entre os pontos apresentados, a ministra avaliou que a peste suína africana representará uma janela de oportunidades para a exportação de carne suína brasileira aos países asiáticos, em especial para a China.
Segundo Tereza Cristina, por causa da peste africana, os chineses precisam importar muita carne suína e a quantidade que eles [chineses] precisam dessa proteína, o mundo inteiro, junto, não tem condições de suprir.

"Se tivermos juízo e cumprirmos o que está no protocolo, teremos muito mercado”, explicou.

Tereza Cristina ressaltou que, para os produtores brasileiros terem sucesso na empreitada, será fundamental que o país tenha credibilidade, oferecendo produtos que cumpram todos os requisitos exigidos pela China.
A peste suína africana é uma doença altamente contagiosa que, apesar de não acometer seres humanos, se dissemina rapidamente entre os animais. De acordo com a Embrapa, o vírus foi detectado em setembro de 2018 em suínos na China e na Romênia. A doença foi também detectada em javalis, na Bélgica.
Segundo a ministra, outros países asiáticos estão passando pelo mesmo problema. No entanto, a dimensão ainda não está clara, porque até o momento os governos não divulgaram de forma clara a gravidade da situação.

Com informações do MAPA


Últimas Notícias