Ministra está otimista com prospecção de mercado na Ásia

MAPA conta com habilitação de 78 frigoríficos exportadores para a China

22/05/2019 às 16:06 atualizado por Diulian Marques - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação

Depois de mais de dez dias, em missão de relacionamento de comércio internacional, pelos países japão, China, Vietnã e Indonésia, a ministra da Agricultura Tereza Cristina manifestou otimismo com as possibilidades de abertura de novos e maiores mercados para produtos do agronegócio brasileiro. 

Nesta terça-feira (22/05), o Ministério da Agricultura divulgou um relatório das atividades coordenadas pela ministra pelos países da Ásia, que, juntos, somam bilhões de consumidores potenciais de produtos do Brasil.

Participaram da missão secretários, parlamentares e representantes do setor agropecuário. Na pauta, reunião com autoridades e empresários locais, para debater a abertura de novos mercados e ampliar a pauta de exportações.

Seguem trechos do diário da missão.

9 de maio

A proposta para o Japão foi apresentar setores do agronegócio com potencial de investimento externo. A ministra Tereza Cristina e o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, acertaram a realização, em agosto no Brasil, do Quarto Diálogo Brasil-Japão.

10 de maio

A comitiva brasileira divulgou cafés especiais em uma conceituada cafeteria de Tóquio. Os mais de 100 convidados tiveram a oportunidade de degustar várias amostras de cafés com aromas diferenciados. 

11 de maio

A ministra anunciou, em Niigata, que o Brasil passará a exportar arroz beneficiado para o México. Em contrapartida o país importará feijão mexicano.

13 de maio

Os  investidores chineses, em Xangai prometeram aumentar os investimentos no Brasil, aproveitando também para divulgar os cafés especiais brasileiros em uma cafeteira.

 14 de maio

Os executivos do Rabobank disseram à ministra que há espaço para a importação de proteínas animais de todos os tipos, significando uma oportunidade para os exportadores brasileiros.

15 de maio

Em Pequim, empresários chineses e brasileiros do setor de florestas plantadas e celulose trataram da uniformização dos certificados fitossanitários para o comércio dos produtos. 

16 de maio

A ministra também se reuniu com o administrador-geral de Aduanas da China, Ni Yuefeng. Após o encontro, o Brasil tem uma grande expectativa de 78 frigoríficos receberem autorização para exportar ao mercado chinês. 

17 de maio

 Tereza Cristina se reuniu com o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc, que disponibilizou o país como porta de entrada para os produtos brasileiros na Ásia. 

20 de maio

Na Indonésia, a missão tratou da abertura daquele mercado para a carne bovina brasileira.

 

Fonte: MAPA


Últimas Notícias