Embrapa apresenta primeiro porta-enxerto para goiabeira

Cultivar resiste ao nematoide-das-galhas

25/04/2019 às 07:00 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Marcelino Ribeiro 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza após dez anos de estudo a primeira tecnologia destinada ao controle do nematoide-das-galhas, que é um dos principais desafios da cultura da goiaba no Brasil. A cultivar BRS Guaraçá é uma planta híbrida, que dispõe de características de goiabeira e de araçazeiro, para ser usada como porta-enxerto.

A cultivar será apresentada durante a comemoração dos 46 anos da Embrapa, que ocorrerá no próximo dia 24 em Brasília, Distrito Federal. Segundo o pesquisador da Empresa, Carlos Antônio Fernandes Santos, a tecnologia é opção mais indicada para combater a nematose da goiabeira, ela tem apresentado resistência ao patógeno e alta compatibilidade com as mais importantes variedades comerciais. O custo para obtenção de mudas é baixo.

O objetivo da BRS Guaraçá é solução de um problema de dimensão nacional, pois o patógeno Meloidogyne enterolobii foi registrado em diversas áreas de 19 estados do país. Em Pernambuco e Bahia, no Vale do São Franscisco, é um dos principais polos de produção de frutas do país, a presença destrutiva em pomares de goiabeira foi identificada em 2001, o que na época acabou com mais da metade da área cultivada na região.

 


Últimas Notícias