PIB do Agro paulista aponta baixa de 5,73% em 2018

Segundo Cepea quedas ocorreram no mercado pecuária e agrícola

11/04/2019 às 12:15 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o Produto interno bruto (PIB) do agronegócio do estado de São Paulo retraiu 5,73% no ano passado. Pesquisadores Cepea apontam que a baixa esteve relacionada aos valores negativos constatados tanto no âmbito agrícola quanto no pecuário, ambos apontaram quedas respectivas de 5,68% e 5,97%.

De acordo com pesquisadores, somente o mercado de insumos registrou elevação em 2018, 7,7%, os outros tiveram reduções de 11% para o primário, para agroindústria de 5,6% e agrosserviços 6,3%. Nos insumos, vale destacar que foram impulsionados especialmente pelas atividades de fertlizantes, alimentação animal, máquinas, sais minerais e equipamentos.

As grandes pressões acerca do desempenho da agricultura paulista resultaram nas quedas para laranja e cana-de-açúcar, seja em preços e produção. Em contrapartida, os melhores faturamentes para milho, soja e algodão operaram em comando oposto, limitando a retração do PIB deste mercado no ano passado. Na pecuária, a queda ocorreu devido aos valores baixos na agroindústria e segmento primário, acarretando em demanda interna enfraquecida.

No estado de São Paulo o mercado agrícola foi predominante em 2018, atuação de 82%, já o pecuário 18%, conforme pesquisadores Cepea.

 


Últimas Notícias