Ministra do MAPA pretende incluir alimentos orgânicos na merenda escolar

Segundo a ministra, hortas comunitárias serão incentivadas

11/04/2019 às 09:09 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende incentivar a produção de alimentos orgânicos em municípios, para serem designados às escolas dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  Segundo ela, hortas comunitárias ou até caseiras serão incentivadas.

Tereza ressaltou que o PNAE é um amplo dispositivo de avanço, pois faz circular dinheiro na economia dos munípios. A Ministra reitera que os prefeitos têm de usar os 30% repassados pelo PNAE, previsto em lei para aquisição direta de produtos da agricultura familiar. Uma dos planos da ministra é a expansão da alimentos orgânicos no país, o Ministério deve criar normas para tornar mais fácil o registro dos produtos fitossanitários, aprovados para uso na agricultura orgânica, estes colaboram com controle de pragas e doenças.

Na última terça-feira a ministra compareceu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e afirmou que irá criar uma política pública de orgânicos para incentivar essas culturas no interior do país. O interesse por alimentos saudáveis e sem contaminantes tem disparado o crescimento do consumo de produtos orgânicos no Brasil e no mundo. Segundo estudo do MAPA, o número de produtores orgânicos registrados no país triplicou. No ano de 2012 havia cerca de 5,9 mil, já em março de 2019 o número era de 17,7 mil registros, a alta foi de 200%.


Últimas Notícias