Safra 2019/20 do café pode chegar mais cedo

De acordo com Cepea, fatores climáticos podem ser um dos motivos para o adiantamento

04/04/2019 às 11:30 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação 

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a colheita do café da temporada 2019/20 deve ganhar ritmo até o final deste mês em grande parte das produtoras robusta e arábica, mais cedo que o normal. O clima mais quente no começo deste ano e às floradas precoces em agosto de 2018, levaram o desenvolvimento e o amadurecimento dos grãos, estes foram os principais motivos do adiantamento.

Ainda conforme os pesquisadores, os preços, após os avanços do dólar e dos valores externos do café tipo arábica no começo da semana passada. Negócios foram finalizados no mercado spot. Agentes têm esperança de que quando estiver próximo da safra, a liquidez se eleve nos dias seguintes, em decorreência da necessidades dos produtores em fazer caixa, e também da venda do produto para armazenar o novo.  

Na última terça-feira o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, no mercado de São Paulo foi vendido a R$ 384,58 a saca de 60 kg, baixa de 2,1% em relação a semana passada (26). Em relação ao robusta a liquidez interna segue lentamente mais baixa que do arábica. O tipo 6 peneira 13 foi comercializado a R$ 292,51 saca de 60 kg, retração de 2,7% no mesmo comparativo.


Últimas Notícias