Aplicativo ajuda produtor identificar árvore

A parceria entre Embrapa e UFMS ajuda o produtor, a ideia do aplicativo surgiu do livro Guia Arbopasto

02/04/2019 às 12:54 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) passam a oferecer aplicativo gratuito que ajuda o produtor a indentificar e escolher a espécie de árvore propícia à cada pastagem. O software surgiu do livro Guia Arbopasto, já existente em versão impressa.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Ana Karina Salman o Arbopasto é uma ferramenta indispensável para produtores e técnicos rurais organizarem a introdução do componente arbóreo em área de pastagem com as espécies mais adequadas. De acordo com Fabiana Villa Alves, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte (MS) o objetivo da ferramenta é utilizar como material de fácil acesso e consulta, que futuramente será expandido em versão para espécies nativas do Cerrado.

Usuários do sistema operacional Android podem baixar o aplicativo no GooglePlay, e também podem ser acessado no navegador de internet por outras marcar de celular, computadores ou até mesmo smatTVs. O sotfware oferece dados de 51 espécies arbóreas nativas da Amazônia Ocidental informando as principais características. Para facilitar a identificação de cada uma, o Arbopasto dispõe de imagem para facilitar a identificação da mesma.

Foto: Douglas Ferreira

O pesquisador da Embrapa Acre, Carlos Maurício de Andrade afirma que a principal vantagem é a portabilidade, ao momento em que o produtor encontrar uma árvore no campo, imediatamente poderá identificar se é eficaz para a pastagem e até mesmo se os frutos da mesma podem acarretar em introxicação nos animais. Além disso ele opera offline, ou seja, não é necessária a conexão com internet para utilização do mesmo. O usuário precisa conectar uma única vez para realizar download do acervo.

 


Últimas Notícias