Mercado atacadista de frutas e hortaliças movimentam mais de R$ 36 bilhões no país, diz boletim da Conab

Mercado atacadista movimentou cerca de 16,8 milhões de toneladas de frutas e hortaliças

20/03/2019 às 20:35 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: divulgação

O mercado atacadista movimentou cerca de 16,8 milhões de toneladas de frutas e hortaliças, o que injeta mais de R$ 36 bilhões na economia brasileira. Os dados são da comercialização registrada dos produtos em 2018 nas principais Ceasas do país e foram apresentados pelo Newton Araújo Silva Júnior, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (19), em Brasília.

Apesar do volume de hortifrutigranjeiros comercializados dentro do país ser estável, as receitas registraram crescimento. De acordo com o balanço, esse desempenho foi influenciado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio do ano passado. A paralisação inviabilizou o transporte das regiões produtoras para os mercados de abastecimento, interrompendo as atividades nas centrais por cerca de 15 dias.

Os números de comercialização destacam a importância que as centrais têm no papel da segurança alimentar, pois fazem milhões de toneladas de produtos chegar à mesa dos brasileiros”, afirma Newton Júnior.

Além disso, para o presidente, da Conab, a parceria reforçam políticas públicas. “Nesse sentido, a parceria entre a Conab e as Ceasas, principalmente com relação as informações estratégicas prospectadas, reforçam as linhas de atuação das políticas públicas para garantir uma alimentação saudável”.


Últimas Notícias