Inscrições para torneio leiteiro da Expozebu terminam em 22 de março

ABCZ já realizou 812 mil controles leiteiros oficiais

19/03/2019 às 13:00 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

As inscrições para participar do 5º Concurso Leiteiro de Fazenda se encerram em 22 de março. O certame está na programação da 85ª Expozebu, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG), considerada a capital mundial das raças indianas.

 

Foto: Luis Felipe Santos (ABCZ)

 

A entidade, que celebra 100 anos de registro genealógico, promoção e controle das raças indianas no Brasil, dá especial atenção ao leite desde 1976, quando começou o controle oficial de lactações. Até 2017, o número de lactações efetivadas superava 812 mil.

É com base nos dados das mensurações oficiais que a ABCZ desenvolve iniciativas para melhorar os rebanhos de aptidão leiteira em todo o país. Um exemplo é o PMGZ Leite, concebido para desenvolver a genética do Zebu leiteiro.

Torneios, como o que será disputado na Expozebu, reforçam a importância de melhorar o desempenho de vacas em lactação em regime de pastejo, considerado o mais barato para a produção leiteira, principalmente para o pequeno produtor.

As vagas são limitadas a três animais por expositor e por raça. A classificação é feita por faixa de idade. A categoria “Vaca Jovem” é para matrizes com menos de 40 meses. A “Vaca Adulta”, para idade superior à da categoria anterior.

Pelo regulamento, as vacas inscritas deverão ter, em 22 de março, no mínimo 30 e no máximo 90 dias de paridas.

Foto: Luis Felipe Santos (ABCZ)

Como será

O certame será realizado na Fazenda Experimental “Orestes Prata Tibery Júnior”, com período total de 20 dias. Do total, 15 dias serão destinados à adaptação, e os outros cinco, para a prova efetiva. Serão realizadas dez ordenhas oficiais. A primeira, em oito de abril; e a décima, em 12 de abril.

A premiação levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST). Também haverá julgamento e premiação do melhor úbere. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Estatística do leite

De 1976 a 2017, foram realizados 812.458 controles oficiais de lactações, de acordo com informações da abcz.

 

 


Últimas Notícias