Ministros do Brasil e Paraguai fazem reunião para construção de agenda comum no Agro

Países pretendem combater contrabando de agrotóxicos

18/03/2019 às 09:55 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última sexta-feira, 15 a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil, Tereza Cristina e o ministro da Agricultura do Paraguai, Denis Lich realizaram reunião para alinhar as pautas voltadas ao agronegócio dos países vizinhos. Um dos temas tratados no encontro foi a “melhoria no fluxo de aprovação das importações nas fronteiras dos dois países”.

Foto: MAPA

Na reunião foi discutida a entrada de arroz em massa do Paraguai, produtores brasileiros relatam dificuldades por conta da do fato, visto que o setor já é prejudicado em decorrência das grandes chuvas que atrapalham o plantio. No momento há conflitos acerca da documentação para a entrada de produtos e ausência de fiscalizadores. A solução encontrada entre os representantes seria uma política que estabeleca diretrizes acerca do arroz paraguaio no Brasil.  

Outra pauta discutida entre os representantes foi o tráfico de agrotóxicos, os países pretendem combater o contrabando. o ministro Denis Lich acatou o pedido que a ministra Tereza Cristina o fez, em que estebeleça o vazio sanitário, período em que a terra não é cultivada, trata-se de uma medida de controle da ferrugem asiática.

Uma nova reunião deve ocorrer dentro de 30 dias para aproximar ainda mais as agendas.


Últimas Notícias