CFMV regulamenta serviços do auxiliar de veterinário

Decretos são oportunidades de regulamentar as atividades e cursos

14/03/2019 às 21:30 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Duas resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foram publicadas hoje com o propósito de regulamentar cursos de auxiliares de veterinários (nº 1.259/2019). A outra medida estabelece limites quanto a atuação e que visa prestar acompanhamento do Médico Veterinário (nº 1.260/2019).

Segundo o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti Almeida os decretos são oportunidades de regulamentar as atividades e cursos, visando legalizar e qualificar a formação deste profissional que presta auxilio ao médico veterinário.  

A primeira resolução, de nº 1.259/2019 determina normas para formações do auxiliar de veterinário e determina os temas necessários para assegurar a qualificação profissional. Uma das determinações é que os cursos ensinem sobre manejo de animais, fisiologia veterinária, exames de imagem e de biópsia, cuidados com a higiene e infraestrutura, entre outras. Vale ressaltar que somente veterinários com inscrição regular podem lecionar os conteúdos citados.

A carga horária miníma é de 120 horas em sistema de ensino presencial. O ensino prático deve ser de no minímo 80 horas. De acordo com o presidente do CFMV, os cursos não regulamentados impatam diretamente na profissão de Médico Veterinário, no próprio auxiliar ou até mesmo os pacientes e tutores.

Foto: Divulgação

 


Últimas Notícias