Fiscalização apreende sementes de milho híbrido no Oeste do Paraná

Oito agricultores foram autuados

13/03/2019 às 18:25 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Fonte: Divulgação

Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encontraram durante fiscalização na região oeste do Paraná, produções ilegais de sementes de milho híbrido. Oito agricultores foram autuados em uma área de 122 hectares, que em sua maioria multiplicava as sementes para uso próprio.

Foram apreendidos 614.322 kg de sementes piratas de milho híbrido em estado bruto, que poderiam gerar após o beneficiamento e classificação, cerca de 460.700 kg de sementes ilegais.

A operação contou com a utilização de drone para varredura das áreas e captura de imagens. Propriedades de 12 municípios foram fiscalizadas: Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, São José das Palmeiras, Palotina, Terra Roxa, Maripá, Guaíra, Mercedes, Nova Santa Rosa, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado.

O uso próprio de sementes está regulamentado na legislação de sementes e mudas e requer que as cultivares produzidas estejam devidamente inscritas no Registro Nacional de Cultivares (RNC).

Fazer o cruzamento de grãos híbridos que vão gerar um terceiro não registrado é ilegal, assim como cruzar híbridos transgênicos.

O uso de sementes ilegais pode implicar em prejuízos à produção de grãos do país, impactada pela combinação não autorizada de eventos transgênicos. A ação é parte de iniciativa do Mapa no combate à produção e ao uso de insumos ilegais, mais especificamente contra a pirataria de sementes.

 

Fonte: Mapa


Últimas Notícias