Redução da dose de vacina contra aftosa valerá a partir de maio

A redução deve ajudar a amenizar edemas e lesões no local da aplicação

06/03/2019 às 19:10 atualizado por Renata Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir de maio deste ano, a vacina contra febre aftosa vai ter sua dose reduzida de 5ml para 2ml na primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos. A redução da dose deve ajudar a amenizar edemas e lesões no local da aplicação. Isto porque o volume menor, facilita o procedimento. Outra vantagem será a baixa incidência de reações. As doses antigas serão recolhidas pelas empresas fabricantes e quem tiver em estoque a dose de 5ml poderá aplicar a vacina até o dia 30 de abril. A partir de 1º de maio, só poderá ser usada a de 2ml. A recomendação técnica para o produtor é observar a regulagem da pistola de aplicação da vacina.

 

Segue abaixo alguns cuidados com as vacinas:

- compre as vacinas somente em lojas registradas.

- verifique se estão na temperatura correta: entre 2° c e 8° c.

- para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

- mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.

- durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. a higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.

- agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.

- o lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. aplique com calma.

- lembre de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas.


Últimas Notícias