Chuva deve seguir volumosa entre Sul e Norte do Brasil nesta terça-feira

Demais áreas continuarão quentes e sem chuva

07/05/2024 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul seguem deixando estragos no estado. Dos 497 municípios gaúchos, ao menos 364 registraram algum tipo de problema, afetando mais de 870 mil pessoas. Nas regiões agrícolas, a cenoura teve grande impacto, assim como as hortaliças de maneira geral. Na soja, muitas áreas tiveram inundações e a estimativa até agora era de mais de 1 milhão de hectares inundados. O arroz também deverá ter diversos problemas por conta do abastecimento.

Nos próximos dias ainda há possibilidade de chuva em áreas do sul do estado, com volumes acumulados bastante elevados, mas é na quarta-feira que as pancadas devem se espalhar mais sobre todo o território gaúcho. É importante lembrar que o solo, que já está saturado, vai receber mais chuva e manter o cenário de destruição.

Enquanto isso, a metade norte da região segue sem chuva, como é o caso de Santa Catarina, Paraná, quase todo o Sudeste, Centro-Oeste e o Matopiba, com previsão de muito sol, pouca nebulosidade e calor à tarde.

No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua proporcionando a entrada de umidade em áreas da região, então há possibilidade de chuva com maior intensidade entre Roraima, norte do Pará e Amapá, onde o alerta é para temporais.

 

Com informações da Climatempo*


Últimas Notícias