Receita cambial das carnes deve voltar a apresentar resultado positivo em abril

Isto devido apenas à carne bovina, as carnes de frango e suína seguem com resultados negativos de difícil reversão a curto prazo

17/04/2024 às 10:56 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Próxima dos US$5,5 bilhões, mas seguindo negativa em 1,26% comparativamente ao mesmo período do ano passado, a receita cambial das carnes deve voltar a apresentar resultado positivo ainda em abril corrente. Isto, porém, devido apenas à carne bovina, pois as carnes de frango e suína seguem com resultados negativos de difícil reversão a curto prazo.

No balanço do primeiro trimestre, o pior desempenho foi o da carne de frango. O volume embarcado recuou mais de 7% e o preço médio alcançado ficou 10,2% abaixo do registrado no mesmo período de 2023. Uma queda próxima de 17% na receita cambial.

O volume de carne suína aumentou quase 2%. Mas como a queda no preço médio foi muito similar à da carne de frango, -10,26%, houve recuo de cerca de 8,5% na receita cambial.

A carne bovina também permaneceu com preço médio negativo, -5,85%. Mas o volume total exportado foi mais de um quarto maior que o registrado no primeiro trimestre de 2023. O efeito foi um aumento de 18,5% na receita cambial e uma participação correspondente a 48% da receita cambial total das carnes, índice 20% superior ao de idêntico período do ano passado.

A carne de maior comoditização é a de frango, pois o produto in natura, inclusa a carne salgada, corresponde a 97,5% do volume total exportado. As carnes bovina e suína, o produto in natura corresponde a 88%,89% do total exportado.

 

Informações: Portal da Avicultura


Últimas Notícias