MS colhe a maior safra de cana de sua história

O estado bate recorde de produção de açúcar e etanol, os dados foram apresentados na abertura do Expocanas

11/04/2024 às 11:07 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

A Safra da Cana-de-açúcar encerrou o ciclo 2023/2024, no último dia 31 de março, com saldo recorde de produção em Mato Grosso do Sul. Em um ciclo de recuperação de produtividade e condições climáticas favoráveis, sem ocorrência de geadas, foram processadas 52,4 milhões de toneladas da matéria-prima, quantidade 17,4% maior em relação a temporada anterior. A produção de etanol atingiu 3,8 bilhões de litros (+15%) e de açúcar 2,2 milhões de toneladas (+50,9%). A energia elétrica produzida a partir da biomassa da cana também apresentou saldo positivo, chegando a 2 milhões de MWh (+8,6%) exportados para a rede nacional.

Os dados foram divulgados durante a abertura da Expocanas, feira do setor sucroenergético, que teve início nessa quarta-feira (10/4) e segue com programação até sexta-feira (12/4), em Nova Alvorada do Sul/MS.

A apresentação foi feita pelo presidente da Biosul, Amaury Pekelman, que destacou a consolidação do Estado no ranking nacional de produção de bioenergia. “Mato Grosso do Sul se mantém entre os principais players do setor, sendo o  quatro maior produtor de cana e de etanol, o quinto de açúcar e ainda o quatro maior exportador de bioeletricidade para o sistema”.

Conforme Pekelman, o setor está em sua terceira fase de expansão no Estado e projeto salto de produção ainda mais significativos para os próximos ciclos. “A tendência é crescer cada vez mais junto, com um trabalho de longo prazo. Pelas projeções que estamos fazendo, o Mato Grosso do Sul nas próximas duas safras pode ser o segundo maior produtor de etanol no Brasil. E isso mostra que o Governo está olhando para novas tecnologias e redução de carbono”.

Além dos dados de produção, o presidente da entidade que representa o setor de Bioenergia fez um panorama do setor e os impactos positivos na economia do Estado. Hoje, são 19 indústrias bioenergéticas em operação no Estado. A atividade é responsável por injetar mais de R$ 1,2 bilhões em massa salarial no Estado e representa 16,5% no PIB Industrial.

Nova Alvorada do Sul receberá cerca de R$ 350 milhões em investimentos para a produção de biogás e biometano. O anúncio foi feito pelo CEO da Atvos, Bruno Serapião, que assinou um memorando da companhia para a primeira unidade de biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar.

Para o novo ciclo da cana-de-açúcar, iniciado em 1º de abril em todos os Estados do Centro-sul do país, a Biosul apresentou a primeira estimativa de produção para Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de crescimento no processamento da cana que pode atingir 53,1 milhões de toneladas e produção de 4,5 bilhões de litros de etanol, 2,5 milhões de toneladas de açúcar e 2,5 milhões de MWh de bioeletricidade.

A entidade considerou na projeção novas unidades que devem entrar em operação ainda em 2024, aumento na participação de etanol de milho e portifólio de bioenergia com novos produtos, como biogás e biometano.

 

Informações: Assessoria BioSul
 


Últimas Notícias