Índice de Preços ao Produtor recuam pelo segundo mês seguido

Os resultados indicam haver certa paridade entre os movimentos dos preços agropecuários domésticos e internacionais

26/03/2024 às 09:08 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

O índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) diminuiu 2,1% em fevereiro em um comparativo com janeiro, em termos nominais. Esse resultado é consequência de uma queda do IPPA-Grãos (-6,2%), para os outros grupos de alimentos, houve avanços nos preços nominais: IPPA-Pecuária (0,8%), IPPA-Hortifrutícolas (6,6%) e IPPA-Cana-Café (0,2%). 

O  Índice de Preços ao Produtor Amplo de Produtos Industriais recuou 0,7%, de janeiro para fevereiro, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia brasileira. Fora do Brasil, os preços dos alimentos, que são divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), recuaram 0,8%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Banco Central, apresentou alta de 1%.

O IPPA registrou queda de 15,9%, mais intensa que a observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,2%, entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2024. 

Os preços internacionais dos alimentos registraram queda de 10,4%, em comparação entre anos, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,8%. Esses resultados indicam haver paridade entre os movimentos dos preços agropecuários domésticos e internacionais.

 

Informações: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada


Últimas Notícias