Brasil exporta 182,1 mil toneladas de arroz no primeiro bimestre deste ano

Os principais destinos do arroz no primeiro bimestre foram Senegal, Gâmbia, Estados Unidos, Peru, Venezuela, Arábia Saudita, Curaçao, Cabo Verde, Cuba e Costa Rica

20/03/2024 às 08:36 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Com os compradores mais ativos, especialmente do Sul e do Sudeste, a liquidez no mercado de arroz em casca teve alta nos últimos dias, com negócios sendo realizados para o mercado doméstico e também para exportação. Porém, devido ao avanço da colheita da temporada 2023/24 no Rio Grande do Sul, as cotações permanecem enfraquecidas.

Dados do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio Grande do Sul (Emater/RS) mostram que os trabalhos de campo somam 10% da área semeada no estado sul-rio-grandense. A produção brasileira na safra 2023/24 é estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 10,55 milhões de toneladas, 5,17% maior que a anterior.

As exportações de arroz (base casca) no primeiro bimestre de 2024 somaram 182,1 mil toneladas, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). No mesmo período de 2023, os embarques do produto alcançaram 239,4 mil toneladas, ou seja, 57,3 mil a mais do que as enviadas ao exterior em janeiro e fevereiro deste ano.

 

Informações: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada; Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz)

 


Últimas Notícias