Umidade do ar deve ficar abaixo dos 30% no Centro-Sul do país

Condição deixa em alerta produtores de milho segunda safra

12/03/2024 às 00:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Boa parte de Mato Grosso, Goiás e as áreas do Norte do Brasil ainda devem receber pancadas isoladas nesta terça-feira (12). Essa chuva, contudo, não contribui significativamente para a reposição da água no solo, visto que se trata apenas de precipitações pontuais para amenizar o calor intenso durante o período da tarde.

No Rio de Janeiro, inclusive na capital, há possibilidade de chuva pela manhã, seguida pela abertura do tempo. O mesmo padrão é esperado para Salvador, Sergipe, Alagoas e o interior da Bahia.

Por outro lado, no Piauí e no Maranhão, a nebulosidade persistirá, com chances de chuva ao longo do dia. Os maiores volumes de chuva são previstos para o Nordeste de Minas Gerais e o Sul da Bahia, onde é possível ocorrer pancadas acompanhadas de rajadas de vento superiores a 70 km por hora. Além disso, há previsão de volume significativo em áreas próximas ao Distrito Federal e à região Norte de Goiás.

No Sul do Brasil, onde o tempo permanece firme e as temperaturas são elevadas, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%. Isso será especialmente sentido no oeste dos três estados, como na região de Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, em Presidente Prudente, Bauru e áreas do oeste de São Paulo. Essa condição requer atenção especial para a hidratação dos animais.

É importante destacar que esse clima mais estável facilitará o avanço dos trabalhos rurais, como a colheita da soja ou o plantio do milho safrinha. No entanto, o estresse hídrico deve ser monitorado de perto, pois a germinação do milho é sensível à umidade do solo, e a falta de chuva pode atrasar ou afetar a uniformidade da emergência das plantas.

 

 

 

Imagem: Pixabay

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias