Prazo para plantio da soja é prorrogado em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná também tiveram as datas alteradas

28/12/2023 às 08:55 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

O plantio da soja em Mato Grosso do Sul teve seu término prorrogado ontem pelo Ministério da Agricultura, a pedido da Aprosoja, Associação Brasileira dos Produtores de Soja de MS, e Famasul, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Produtores tem até o dia 13 de janeiro de 2024 para plantar a safra 2023/24, segundo publicado na Portaria SDA/MAPA Nº 980, de 27 de dezembro de 2023.

 

A medida vem para tentar remediar os problemas que muitos produtores tiveram devido às condições climáticas adversas que tornaram este ano totalmente atípico, apresentando desafios significativos em todo o Brasil. O cenário desfavorável, causado pelo excesso de calor e escassez de chuvas, acabou atrapalhando o desenvolvimento da soja, e algumas regiões inclusive tiveram que ser replantadas. Com a alteração do prazo final, agricultores terão uma maior flexibilidade para enfrentar as adversidades ao longo da safra. 

 

Segundo o diretor-presidente da Iagro, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Daniel Ingold, a medida pode mitigar possíveis prejuízos aos produtores rurais do estado de Mato Grosso do Sul. Ele esclareceu que a prorrogação do calendário não altera a sequência padrão, mas busca adaptar-se a uma condição específica.

 

"A extensão do calendário é uma medida excepcional para enfrentar os desafios impostos pelas condições climáticas deste ano. Nosso objetivo é garantir que os produtores não enfrentem prejuízos significativos devido a fatores externos", ressaltou Ingold.

 

Outros dois estados que também estão com prorrogação do plantio devido os danos da estiagem são o Mato Grosso, até dia 13 de janeiro e Santa Catarina, cujo calendário foi ampliado em 20 dias e segue um esquema de regionalização: Região I (Sul do estado): até 01 de março de 2024; Região II (Planalto Norte ao Alto Vale do Itajaí): até 19 de fevereiro de 2024; Região III (Oeste): até 19 de fevereiro de 2024; Região IV (demais regiões): até 30 de janeiro de 2024.

 

 

No Paraná, o excesso de chuva fez com que a prorrogação fosse necessária e os produtores tem até o dia 31 de janeiro para fazer o plantio.

 

Informações: Iagro e Secretaria de Agricultura de Santa Catarina


Últimas Notícias