Produção de grãos deve aumentar 17,4% no Brasil

Colheita do milho avança na segunda safra e promete ser maior produção da série histórica

10/08/2023 às 21:40 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A expectativa para a produção de grãos na safra 2022/2023 é de 320 milhões de toneladas. Esse volume representa um aumento de 17,4%, de acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O resultado é reflexo da combinação entre produtividade das lavouras e aumento nas áreas de plantação. 

Milho

A colheita de milho da segunda safra avança e ultrapassa 64,3% da área plantada. O volume estimado supera 100 milhões de toneladas, maior produção já registrada na série histórica. As chuvas regulares favorecem a terceira safra, apesar do período de estiagem em Alagoas e no nordeste da Bahia. 

Algodão

A produção de algodão em caroço está estimada em 3 milhões de toneladas de pluma. A colheita teve início em junho e fechou julho com aproximadamente 30%, um declínio em relação à safra anterior.  

Feijão

A expectativa é que a colheita do feijão seja 2,6% maior que o resultado do ciclo 2021/2022, estimada em 3 milhões de toneladas. As condições climáticas estão favorecendo o desenvolvimento das lavouras na terceira safra. 

Soja e arroz

A produção estimada para estes grãos é de 154 milhões de toneladas e 10,03 milhões de toneladas, respectivamente. Os destaques para a soja são os estados de Mato Grosso, maior produtor do grão no país, com 45,6 milhões de toneladas, e Bahia, estado com a maior produtividade. Para o arroz, o clima está favorável e a redução é por conta do plantio da área, que está 8,5% menor. 

Trigo

O produto de inverno aponta crescimento na área plantada de 11,2%. A produção está estimada em 10,4 milhões de toneladas, número parecido com a safra anterior. 

Com informações da Conab
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto capa: Epagri
 


Últimas Notícias