Embrapa desenvolve biofármaco para controle de salmonella

Protótipo à base de bacteriófago representa uma alternativa ao uso de antibióticos

19/07/2023 às 09:34 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está desenvolvendo um protótipo de biofármaco à base de bacteriófagos para controle da salmonella avícola. A contaminação pela bactéria inutiliza a carne de frango e causa a salmonelose em humanos. Essa ação bactericida representa uma alternativa ao uso de antibióticos tendo em vista que os bacteriófagos são vírus amplamente distribuídos na natureza e que atuam especificamente sobre bactérias.

Pesquisadores isolaram três desses vírus que compõem a coleção de microrganismos da unidade. Eles reúnem as características desejadas para controle de determinados sorotipos de salmonella. A pesquisa atende a uma das prioridades da produção animal: a manutenção de rebanhos e plantas de patógenos (como bactérias, fungos e vírus) que causam doenças transmitidas por alimentos. Desta forma, irão garantir a qualidade dos produtos. 

Em alinhamento às ações nacionais e internacionais, os cientistas da Embrapa Suínos e Aves vêm atuando em pesquisas e estudos para o enfrentamento da resistência aos antimicrobianos e auxílio à execução de políticas públicas. Um exemplo é a contribuição com o PAN-BR Agro (Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária) com diversas pesquisas. 

De acordo com a pesquisadora Clarissa Vaz, líder do projeto que resultou no desenvolvimento do protótipo de biofármaco à base de bacteriófagos, a disponibilidade de um ativo biológico, que evita ou reduz o uso de antimicrobianos e seja aplicável ao controle de salmonella na avicultura, é desejável frente à importância social e econômica da produção avícola para o país e à necessidade de uso prudente dos antimicrobianos para preservar a eficácia dos que estão disponíveis. 

“Esse insumo não pretende substituir o uso terapêutico de antibióticos, mas é uma opção para reforçar o controle de salmoneloses reduzindo o uso desnecessário de antimicrobianos”, explica. 

Com informações da Embrapa
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto: Lucas Scherer


Últimas Notícias