Nova cultivar de morangueiro aumenta retorno econômico ao produtor

Morango Fênix deve ser lançado pela Embrapa em setembro

24/06/2023 às 09:01 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nova cultivar nacional de morangueiro, desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado do Rio Grande do Sul, permite intervalo menor entre plantio e início da colheita, aumenta a janela de produção por até sete meses e estende a oferta de frutas de qualidade.

Conforme a Embrapa, a nova cultivar aumenta o retorno financeiro ao produtor pela obtenção de preços mais elevados em período anterior às principais cultivares disponíveis no mercado.

O desenvolvimento da cultivar contou com a participação da Embrapa Hortaliças (DF), Embrapa Meio Ambiente (SP) e Embrapa Uva e Vinho (RS).

Edital

A Embrapa abriu edital para laboratórios e viveiristas interessados em multiplicar a nova variedade de morangueiro.  A cultivar denominada Fênix (BRS DC25), tem previsão de lançamento para setembro. 

O material se destaca pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce, atendendo à preferência nacional. Os frutos apresentam boa firmeza, o que garante maior resistência ao transporte e ótima durabilidade pós-colheita, com mais tempo de prateleira.

A Fênix é recomendada para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo adequada aos sistemas de produção: convencional e orgânico. A variedade tende a manter boa produtividade de frutas grandes, com estabilidade de tamanho ao longo da safra. O potencial produtivo pode chegar a 1,2 kg por planta, dependendo das condições de cultivo.

As frutas são grandes, com peso médio de 23 gramas, e de cor vermelha intensa, com predominância do formato cônico, típico do morango. A nova variedade é destinada ao consumo in natura, mas também pode ser utilizada na indústria de frutas congeladas.

Com informações Embrapa
Foto: Paulo Lanzetta


Últimas Notícias