Agronegócio da Bahia representa 19,6% do PIB estadual

Produção de soja, milho e algodão continua sendo a principal atividade econômica no oeste baiano

19/06/2023 às 12:31 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O agronegócio na Bahia atingiu um total de R$ 21,4 bilhões em negociações nos três primeiros meses do ano, representando 19,6% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.  O valor foi calculado e divulgado pela SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais) da Bahia.

No mesmo período em 2022, o agronegócio apresentou uma participação maior, equivalente a 24,7% do PIB baiano. Essa redução aconteceu devido à queda nos preços dos produtos agropecuários.

Na comparação dos valores atuais do primeiro trimestre de 2023 com o do ano anterior, observa-se uma queda de 12,7%, equivalente a R$ 3,1 bilhões a menos entre os trimestres. 

Apesar dos resultados, o primeiro trimestre não é o período de maior relevância para o agronegócio baiano, que se concentra principalmente no segundo trimestre, quando há uma maior produção agropecuária. Isso impacta positivamente tanto no segmento agropecuário (Agregado II) quanto nos setores de transporte e comercialização (Agregado IV).

Por isso, é esperado um desempenho mais favorável para o agronegócio baiano no segundo trimestre, com um aumento na participação no PIB total do estado. 

No oeste da Bahia, localizado no principal centro produtivo agrícola do estado, estão os municípios que lideram o PIB agropecuário. São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães se destacam nesse cenário. A produção de soja, milho e algodão continua sendo a principal atividade econômica nessas regiões.

Com informações de Brasil61

*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.

Foto: Divulgação Abapa


Últimas Notícias