Pesquisa mostra melhor desempenho na produção de Tambaqui

A espécie nativa é criada em tanques-rede

21/05/2023 às 13:30 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) gerou avanços para o sistema de criação de tambaqui em tanques-rede.Isso porque a pesquisa concluiu o ciclo de cultivo da espécie em 9 meses, contra o tempo médio de 1 ano. 

A quantidade de quilos de ração que os peixes comem até ganhar 1 kg também diminuiu,saindo de mais de 2 kg de ração para 1,74 kg.

Os resultados sinalizam a evolução da criação de tambaqui, espécie nativa mais produzida no Brasil e a segunda de maneira geral, ficando atrás somente da tilápia.Especialistas da Embrapa destacam o grande potencial do país nesse sistema de tanque-rede, devido aos reservatórios de hidrelétricas construídos em rios da União.

Financeiro

Além das melhorias nos 2 setores, a parte econômica também é favorável. Em função de que, quando o piscicultor consegue vender sua produção diretamente ao consumidor, mesmo no cenário de menor valor pago, ele não tem prejuízo financeiro, segundo a pesquisa realizada em parceria com a Associação Bom Peixe, que agrega piscicultores em Palmas (TO).

Com informações e foto da Embrapa
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
 


Últimas Notícias