Programa Felinos Pantaneiros busca minimizar predação de bezerros

Veja a entrevista com o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta no programa Mais Pecuária

09/01/2023 às 09:13 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:
 Presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta

A ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável) busca parcerias para ajudar na redução de conflitos após formalizar acordo de cooperação com o Programa Felinos Pantaneiros. O programa, além de reduzir os conflitos dos felinos com o rebanho, assegura a conservação da onça pintada e da onça parda pantaneira e uma convivência pacífica com a pecuária, principal atividade econômica da região.

A associação busca a implementação de estratégias antipredação de bezerros por grandes felinos, como cerca elétrica nas maternidades, repelente luminoso, monitoramento dos animais silvestres por câmeras e visitas para o estudo das fazendas participantes do projeto piloto. 

Essas ações favorecem a criação do Protocolo de Redução de Conflito e Conservação da Biodiversidade, que está sendo construído pela ABPO em conjunto com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), e vem ao encontro do acordo de cooperação entre as entidades e a ONG Panthera Brasil, assinado em novembro.

Atualmente, a predação dos rebanhos por onças pintadas e onças pardas representa uma perda de 3 a 5% da produção e iniciativas como essas visam reduzir a predação para menos de meio por cento, o que consequentemente tende a aumentar a produtividade e rentabilidade do pecuarista pantaneiro, mitigando perdas e proporcionando harmonia entre a pecuária e a fauna local, garantindo assim a conservação do bioma e da fauna em conjunto com uma produção sustentável.
 
Três fazendas do Pantanal, localizadas na região de Nhecolândia, Nabileque e Aquidauana, fazem parte do projeto piloto e já receberam as primeiras visitas da equipe técnica do programa, que está desenvolvendo o Protocolo de Redução de Conflito e Conservação da Biodiversidade. Até junho de 2023, a ABPO pretende implementar as estratégias antipredação nas propriedades de seus 105 associados, que contam com 110 fazendas certificadas, somando mais de 1,2 milhão de hectares.

Veja a entrevista com o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta no program Mais o Pecuária:

Com informações da ABPO


Últimas Notícias