Produção de feijão deve atingir 3,1 milhões de toneladas

Demanda pelo produto gira em torno de 520 mil toneladas

30/05/2022 às 20:30 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção brasileira de feijão-preto, neste ano, deverá superar pela primeira vez o consumo interno. De acordo com a estimativa da Conab ( Companhia Nacional de Abastecimento) a demanda pelo produto gira em torno de 520 mil toneladas, a colheita na safra 2021/22 em 619,3 mil toneladas.   

A produção total de feijão (incluindo as variedades cores, preto e caupi) deve atingir 3,1 milhões de toneladas, enquanto que o consumo interno é estimado em 2,85 milhões de toneladas.

A maior parte do feijão-preto no país é cultivada nas duas primeiras safras da leguminosa, sendo que 70% da produção total se concentra no estado do Paraná. Ainda segundo as informações da Conab, apesar do início da entrada da segunda safra do produto, os preços seguem em patamares elevados no período, para o feijão-carioca. Fator que é explicado pela indefinição da safra paranaense, devido às condições climáticas.

“Ainda podemos ter novas surpresas, caso haja um volume intenso de chuvas durante a colheita da leguminosa”, lembra o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira.

Já para o feijão-preto, o aumento na produção também impacta na demanda. Com maior oferta no mercado, as cotações do feijão-preto, após a alta observada em janeiro, estão em queda, fazendo com que este seja um dos fatores de escolha para o consumidor, o que limita a valorização do carioca, variedade mais consumida pelos brasileiros. 

Com informações da Conab

Foto capa Mapa 
 


Últimas Notícias