'O que era para ser a segunda melhor safra, talvez não vá ser', diz Busato

Presidente da Abrapa diz que falta de chuvas em regiões produtoras compromete a colheita de algodão

23/05/2022 às 15:28 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), Júlio Cézar Busato, falou sobre o relatório de safra para o mês de maio de 2022, em entrevista ao programa Agricultura BR, no Canal do Boi, nesta segunda-feira (23). 

“Essa safra deste ano, nós estávamos indo muito bem, infelizmente, agora no final nós tivemos uma falta de chuva principalmente no estado da Bahia, e algumas regiões do Mato Grosso, então o que era para ser a nossa segunda melhor safra, talvez não vá ser”, enfatizou o presidente da Abrapa. 

A produção brasileira de algodão na safra 2021/2022 está estimada em 2,82 milhões de toneladas, crescimento de 19,6% frente ao ciclo anterior. O crescimento da produção está ligada à recuperação de 15,2% na área plantada, que chegou a 1,579 milhão de hectares, e da alta produtividade. 

Produção mundial
Segundo a Embrapa, a produção de algodão se concentra especialmente nos estados de Mato Grosso e Bahia, que corresponderam em 2020/21 por 90,4% da produção do país. Avançando para 2030/31, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos), estimam que a produção mundial de algodão deve atingir 28,4 milhões de toneladas e que o Brasil deverá produzir 12,5% da produção mundial.

Confira a entrevista na íntegra: 
 

 

Foto capa Abapa 


Últimas Notícias