Safra de maçã catarinense deve ser a melhor da história

Expectativa é que frutas tenham melhor qualidade e sejam mais valorizadas no mercado interno e externo

18/03/2022 às 12:09 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçãs e grande exportador da fruta. A expectativa é que o estado tenha uma safra de 601,5 mil toneladas, mais da metade do que é produzido no país. 

As condições climáticas reduziram a produção, mas o estado espera colher uma safra com a melhor qualidade da história, influenciada pelo mesmo tempo seco que potencializa o sabor e aparência das maçãs. 

Por essas características, as frutas são mais valorizadas no mercado nacional e internacional. 

A abertura oficial da colheita ocorreu na última quinta-feira (17), em São Joaquim, na região da serra catarinense.

“Temos frutas com uma qualidade excelente. Estamos com uma fruta doce, bastante suculenta, firme e aromática. Em termos de sabor, temos a melhor safra da nossa história. Como a fruta está bastante atrativa, a demanda também tem sido maior. Nas primeiras semanas do ano, os produtores já têm vendido um volume maior do que no ano passado, em função da demanda do mercado”, afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Moisés Lopes de Albuquerque.

As principais variedades cultivadas em Santa Catarina são Gala e Fuji. O estado possui, aproximadamente, 3 mil produtores, a maioria agricultores familiares da região de São Joaquim e Fraiburgo.

 

Foto de capa: Epagri/ SC


Últimas Notícias