Chuvas beneficiam desenvolvimento das culturas de verão do RS

Semeadura do milho atingiu 98% da área total estimada na última semana

04/02/2022 às 18:55 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As chuvas registradas na última semana no Rio Grande do Sul auxiliaram na retomada da semeadura do milho. Cerca de 98% da área total estimada para a cultura já foram semeadas, principalmente aquelas em sucessão ao cultivo de fumo ou plantio escalonado.

Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS-Ascar), publicado na quinta-feira (3), a parcial reposição de umidade nos solos beneficiou as plantações em estágios de desenvolvimento vegetativo (10%), florescimento (7%) e enchimento de grãos (20%), que somam 37% da área cultivada.

As lavouras em maturação alcançam 21% e deve haver uma redução na produtividade inicial. A colheita avançou 42% das lavouras,  consolidando perdas as pela estiagem ao longo do ciclo do cereal.

Para a cultura da soja, 99% da área total estimada foi plantada, devido ao teor de umidade do solo e redução das altas temperaturas. Aproximadamente 22% das lavouras estão na fase de enchimento de grãos, 43% em floração e 35% ainda estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Com informações da Seapdr.

Foto Divulgação Emater/RS-Ascar.


Últimas Notícias