COP 26: agropecuária é parte da solução para mudanças climáticas, diz ministra da Agricultura

A titular do Mapa participou ontem da abertura oficial do Brasil na COP 26, na sede da CNI

02/11/2021 às 13:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou ontem, segunda-feira (1º), da abertura do Brasil na COP 26, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).

A titular da pasta evidenciou as metas já alcançadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, chamado de Plano ABC, desde 2010, e as novas metas para o ABC+ até 2030.

“A agricultura brasileira fez a sua parte e está fazendo. Vamos continuar trabalhando para que a nossa agricultura seja cada vez mais eficiente e sustentável. A sustentabilidade traz eficiência e renda para o produtor, então não tenho dúvida de que a nossa agricultura movida à ciência estará cada vez mais comprometida em alcançar essas metas”, explicou Tereza Cristina.

O objetivo é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono, até 2030, a mais de 72 milhões de hectares de terras agricultáveis, gerando ganhos de produtividade em terras agrícolas já consolidadas.

“O potencial transformador da agropecuária de baixa emissão de carbono é enorme. Queremos compartilhar essa experiência com países de realidades semelhantes. Apenas com a disseminação das melhores práticas a todos os produtores poderemos colher os impactos positivos que a produção de alimentos, fibras e bioenergia pode ter”, disse Tereza Cristina.

No painel “Sustentabilidade da Agropecuária Brasileira”, a ministra e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também conversaram sobre temas como a geração do chamado “emprego verde” e a contribuição dos biocombustíveis para a matriz energética sustentável.

“O Brasil está no caminho certo há muito tempo. Podemos caminhar rapidamente para que as energias renováveis possam contribuir cada vez mais com a nossa matriz energética limpa e renovável”, explica.

Com informações e foto capa Mapa.


Últimas Notícias