Rumo inauguração terminal de cargas em Rio Verde

Onze milhões de toneladas de grãos e farelo de soja passarão pelo local por ano

28/07/2021 às 11:30 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A concessionária Rumo inaugurou nesta terça-feira (27) um terminal ferroviário em Rio Verde (GO), com capacidade de operação de 11 milhões de toneladas grãos e farelo de soja por ano. O terminal é interligado a quase 200 quilômetros de trilhos até São Simão, também em Goiás, para transporte ao Porto de Santos (SP).

A instalação do terminal – que custou cerca de R$ 390 milhões à empresa - visa atender às regiões produtoras do agronegócio de Goiás e do leste do Mato Grosso, com o transporte de fertilizantes no retorno. 

Segundo a Rumo, o modal representa redução de 15% a 20% no custo de transporte em comparação ao custo de uso de caminhões e mesmo pela hidrovia Tietê-Paraná.

No mesmo local, a Rumo instala um terminal para líquidos, dedicado ao transporte de etanol para a refinaria da Petrobrás, em Paulínia (SP). No retorno, os trens serão carregados com diesel e gasolina.

Um terminal de fertilizantes, construído em parceria com a Andali, deve começar a operar no primeiro semestre de 2022, com capacidade de 1,5 milhão de toneladas por ano. O valor da obra foi orçado em R$ 150 milhões. 

Em 2022, a empresa lançará obras de um ramal até Iturama, no sul de Minas Gerais, para transporte de açúcar.

 

Foto de capa: Divulgação/Prefeitura de Rio Verde


Últimas Notícias