Bloqueio atmosférico impede formação de chuva em grande parte do país

Após uma semana de frio e chuvas espalhadas, o cenário deve mudar em diversos estados

06/07/2021 às 05:20 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A presença de um novo bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias pelos próximos quinze dias nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além da faixa sul da região Norte e pelo interior nordestino. Nessas áreas, o sol deve prevalecer e a umidade relativa do ar fica muito baixa.

Os moradores do interior paulista, triângulo mineiro, sul de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, devem ter atenção redobrada neste período, pois a umidade do ar nesses locais deve ficar abaixo dos 20%, que já prejudica a saúde da população. Nos próximos dias, é indicado o uso de soro fisiológico e a hidratação constante.

A falta de chuvas pode agravar também o índice de queimadas no Brasil, que já lidera o ranking de focos na América Latina. De acordo com informações do INPE, o estado de Mato Grosso já possui 5.753 focos de incêndio, e já é o recordista das ocorrências seguido pelo Tocantins com 2.422 e o Maranhão com 1.987 focos registrados.

Para hoje (6), a previsão é de chuva apenas no litoral nordestino, onde todas as capitais devem receber precipitações, também no litoral paulista e no extremo norte da região nortista. Nas demais áreas, o tempo fica firme e a umidade relativa do ar deve ficar em níveis baixos, especialmente no Centro-Oeste.

Veja mais informações no AgroClima desta terça (6):


Últimas Notícias