Agronegócio

Renovação do Selo Nacional da Agricultura Familiar é prorrogado

O prazo foi estendido até 9 de novembro deste ano

10/05/2019 às 21h   |   Por Douglas Ferreira - SBA

Foto: Canal do Boi

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou  o prazo para permissionários se recadastrarem no Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), a dilação era para o último dia 9 deste mês, mas foi adiado para 9 de novembro. Segundo a Portaria nº 46 assinada pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, e publicada nesta sexta-feira (10) as renovações devem ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma Vitrine Digital da Agricultura Familiar, no endereço www.vitrine.mda.gov.br, nos próximos 180 dias.

O objetivo da ação é agregar no processo de migração dos beneficiários do antigo Selo de Identificação e Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para o atual Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). Após o período final determinado pela portaria, os permissionários do extinto Sipaf ficam impedidos de utilizá-lo. A alteração visa desburocratizar o processo de solicitação e renovação do selo, pretende também aumentar o controle da política pública ao cruzar a base dados com o atual sistema de registro vigente, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Esta prorrogação é uma oportunidade para pequenos e médios produtores garantirem a identificação da sua mercadoria, explorando um diferencial de mercado da agricultura familiar: a rastreabilidade da origem do produto por meio de um código de barras bidimensional, que pode ser facilmente escaneado por celulares equipados com câmera.

 

Fonte: MAPA


Últimas Notícias

Comentários