Nacional

Mapa lança programa Brasil Mais Cooperativo

Ministra assinou duas medidas que irão beneficiar por volta de 1,6 mil cooperativas do Brasil

05/07/2019 às 13h   |   Por Douglas Ferreira - SBA

A fim de fortalecer o cooperativismo rural brasileiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou ontem, quinta-feira (4) o programa Brasil Mais Cooperativo. Outra iniciativa foi assinada na ocasião, uma que amplia o acesso das cooperativas à emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e uma proposta de decreto que cria o Selo Biocombustível Social. O foco é beneficiar cerca de 1,6 mil cooperativas em atividade no país.

Segundo Tereza Cristina, ministra do Mapa as medidas são importantes para “tirar da pobreza, da desinformação, da falta de tecnologia os pequenos proprietários rurais do Brasil”. No texto, o projeto Brasil Mais Cooperativo determina que a iniciativa apoie o cooperativismo rural brasileiro através da oferta de assistência especializada. O secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, evidenciou que diversas associações e cooperativas ainda demonstram capacidade reduzida de planejamento de médio e longo prazos e baixos investimentos na modernização dos seus processos.

A amplicação do acesso, por associações e cooperativas aos mercados privados, como por exemplo redes supermercadistas, mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é outro foco do projeto. Para esse fim, estão sendo realizadas parcerias e articulação de iniciativas com entidades governamentais e representantes do cooperativismo.

Foto: Carlos Silva (MAPA)

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


Últimas Notícias

Comentários