Pecuária

Entrada de suínos do CE e PI é proibida em Pernambuco

Portaria impede o ingresso de animais, produtos e subprodutos por tempo indeterminado

11/07/2019 às 17h   |   Por Renata Ferreira - SBA

A passagem de suínos, seus produtos e subprodutos vindos dos estados do Ceará e Piauí, para o estado de Pernambuco, foi proibida, por tempo indeterminado. A portaria foi publicada pela ADAGRO – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária

A medida foi necessária após o surgimento de novos focos de peste suína nesses estados desde outubro do ano passado. Ao todo, são 63 focos, sendo 47 no Ceará e 16 no Piauí. O último caso foi confirmado na sexta-feira, dia 5, no município de São João do Arraial.

As propriedades sob investigação estão sendo interditadas pelas agências dos estados com a suspensão total de qualquer movimentação de animais e também adotando procedimentos para eliminação de focos, como o sacrifício de suínos doentes, além de investigação epidemiológica nas propriedades no entorno.

Os principais sintomas detectados nos animais são: falta de apetite, tosse, diarreia e tremores. A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens e não oferece riscos à saúde humana.

 


Últimas Notícias

Comentários