Nacional

Encontro do MAPA e Embrapa reúne especialistas

Reunião tinha o objetivo de discutir aperfeiçoamento da meteorologia agrícola nacional

01/04/2019 às 09h   |   Por Douglas Ferreira - SBA

Foto: Arquivo Embrapa

Na última sexta-feira (29) aconteceu em Campinas (SP) a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Agrometeorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O grupo foi fundado em 21 de fevereiro e tem objetivo de aperfeiçoar o fornecimento de informações voltadas à meteorologia agrícola, desta maneira, identificar e apresentar maneiras de como o MAPA poderá atuar neste setor.

Silvia Massruhá chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática Agropecuária acredita que conciliar entidade privadas e públicas com vasta experiência. Ela defende que esforços conjuntos podem gerar subsídios importantes para o ministério na questão dos serviços de meteorologia agrícola do país e ajudar no alcance de resultados de maneira mais rápida e efetiva. De acordo com a chefe-geral, o projeto irá contribuir também para avanõs no quesito gestão de risco agrícola no Brasil, que abar diversas dimensões, na qual o clima é peça-chave.

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa, Pedro Loyola explicou que a equipe de especialistas irá autenticar um prévio relatório para consolidar planos propostas para o serviços de monitoramento e meteorologia climática da agricultura.

Essas informações meteorológicas e climatológicas são essenciaispara produrores e funcionamento das políticas agrícolas como o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), Garantia Safra (GS), Zoneamento Agrícola de Risco Climáticos (Zarc) e Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Além da Embrapa e Mapa, os representates do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação - (SDI/Mapa), Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) e da e Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).  O grupo deve voltar a se reunir no dia 17 de abril, em Brasília.

 


Últimas Notícias

Comentários