Economia

Começa hoje o 14º Encontro Confinamento, em Ribeirão Preto-SP

A viabilidade do confinamento será tema de mesa redonda neste primeiro dia de evento

12/03/2019 às 12h   |   Por Maurício Ribeiro - SBA

Começa nesta terça-feira (12) o 14º Encontro Confinamento Gestão Técnica e Econômica realizado pela Coan Consultoria e Canal do Boi. O evento será realizado até quinta-feira no Shopping Ribeirão, em Ribeirão Preto-SP e tem como tema desta edição “o mecanismo da pecuária de precisão”.

Durante os três dias de evento importantes de nomes da produção pecuária brasileira falarão sobre vários temas voltados ao enfrentamento dos desafios, estratégias e soluções para o confinamento na pecuária bovina. Encerrando as atividades do primeiro dia de atividades, será promovida uma mesa redonda onde será debatida a viabilidade do confinamento em 2019.

Segundo análise do Diretor Técnico da Coan Consultoria, Rogério Coan, em muitas regiões do Brasil, o confinamento tem início em cenário bastante desafiador para o pecuarista. Com a indústria frigorífica aproveitando as nuances do mercado para pressionar a remuneração da arroba para baixo o pecuarista convive com um mercado altista, tanto na reposição das categorias animais, como também na compra de insumos para nutrição animal. Diante desse cenário, de acordo com avaliação do consultor, paira no ar o dilema sobre o que fazer e como fazer para viabilizar a operação de confinamento nesse primeiro giro. Ele ressalta que, mesmo diante das boas perspectivas de melhoria da economia, que prometem refletir positivamente sobre o aumento de consumo da carne bovina e nas exportações, há o lado ruim da história, onde a baixa remuneração da arroba no mercado físico, a ausência de contratos mais otimistas de boi a termo e a falta de liquidez de algumas operações na BM&F trazem uma verdadeira incerteza para o pecuarista quanto ao custeio das operações, sejam elas de recria ou engorda em confinamento, e relembra que cenário parecido já foi visto em 2016 e 2018, quando as tormentas de mercado pareciam dificultar a rota de navegação dos mais experientes “navegadores” da pecuária.

Na mesa redonda estará em pauta questões sobre a viabilidade do confinamento do ponto de vista econômico, principalmente para quem não tem estoque de passagem de insumos de 2018 para 2019 e fez uma reposição mais cara em 2018.

Rogério Coan publicou um material onde detalha o tema que fecha a programação nesta noite e você pode ter acesso ao conteúdo na íntegra clicando aqui.


Últimas Notícias

Comentários