Portaria agiliza ação das Forças Armadas no apoio ao Rio Grande do Sul

Documento traz orientações a Exército, Marinha e Aeronáutica, além do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

03/05/2024 às 10:57 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

O Ministério da Defesa oficializou nesta sexta as condições para o emprego da Forças Armadas em apoio logístico às ações de Proteção e Defesa Civil nos municípios da Região Sul em situação de calamidade pública diante de fortes chuvas. A Portaria Nº 2.309 foi publicada nesta sexta-feira, 3 de maio, no Diário Oficial da União.

Entre as determinações da portaria estão a ativação do Comando Operacional Conjunto Taquari II. Sob coordenação do Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica empregam neste momento 626 militares no apoio à população gaúcha. As Forças Armadas, por meio da Operação Taquari II, iniciaram os trabalhos na terça-feira (30/4) e as operações contam neste momento com mais de 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal, de acordo com números atualizados nesta quinta (2/5).

O documento publicado nesta sexta-feira orienta os comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica a permanecerem em condições de oferecer recursos operacionais e logísticos ao Comando Operacional Conjunto e a informar as necessidades de recursos para a execução das ações. A portaria ainda determina que os comandantes das três forças indiquem oficiais que atuarão no Comando Operacional Conjunto ativado. O General de Exército Hertz Pires do Nascimento foi designado para comandar o Comando Conjunto.

As atividades desempenhadas pela Operação Taquari II incluem resgate de pessoas ilhadas, distribuição de água, alimentos e donativos, auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. Os militares atuam, ainda, na montagem de barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões, entre outras tarefas.

Em 2023, as Forças Armadas realizaram a primeira fase da operação Taquari, no Rio Grande do Sul, em resposta às fortes chuvas na região. Militares foram mobilizados para atender aos municípios afetados e as atividades incluíram busca e resgate, distribuição de suprimentos e reconstrução. A experiência prévia subsidiou a Operação Taquari II, dando agilidade e capacidade de resposta às situações de emergência.

HOSPITAL DE CAMPANHA 

As Forças Armadas montaram nesta quinta-feira (2/5), em Lajeado (RS), um hospital de campanha para auxiliar o socorro às vítimas no Rio Grande do Sul. O módulo conta com enfermaria, 40 leitos, dois consultórios para atendimento e um para triagem. Atualmente, os militares atuam no apoio às vítimas das enchentes em 19 municípios gaúchos Até a quinta-feira já haviam sido resgatadas cerca de 100 pessoas e realizadas 10 evacuações aeromédicas.

 

Informações e imagem: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
 


Últimas Notícias